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6 tendências de marketing digital para colocar em um currículo

Ninguém está seguro …

… Exceto talvez profissionais de marketing digital.

Forjada em um mundo de constante inovação, plataformas em evolução e estratégias de ponta, o marketing digital tem o luxo único de resistência no mercado de trabalho.

Talvez você esteja procurando uma nova carreira que não corra o risco de se tornar obsoleta. Talvez você já esteja trabalhando em marketing digital e imaginando como seu trabalho resistirá ao teste do tempo ou qual será a sua oportunidade de crescimento ao longo de sua carreira.

Mas vou lhe contar o segredo quando se trata de preparar sua carreira para o futuro: trata-se de seu conjunto de habilidades, não de seu cargo.

Se você tiver habilidades, ou “dar a mínima” para aprendê-las, você nunca ficará sem recursos para colocar um currículo.

Para começar, confira seis habilidades indispensáveis ​​de marketing digital – e os mais recentes trabalhos de tendências que os acompanham.

Habilidade: Marketing de Conteúdo

As origens do marketing de conteúdo remontam a 1895 com uma revista publicada pela John Deere. Serviu para educar os agricultores sobre como aumentar os lucros (e talvez tenha jogado algumas fotos legais das mais recentes máquinas agrícolas). Ainda está em publicação hoje.

Vejo? À prova de futuro.

Conteúdo como uma estratégia de marketing digital é um poço profundo de desenvolvimento de carreira. Não são apenas habilidades necessárias para criar e distribuir conteúdo envolvente em uma variedade de plataformas, mas esse conteúdo deve ser projetado para atrair um público-alvo específico e levá-los a tomar uma ação mensurável (como comprar um trator, por exemplo).

  • Pense em postagens de blog que segmentam públicos em potencial.
  • Pense em podcasts que ensinam e criam reconhecimento de marca.
  • Pense em atualizações de mídias sociais, infográficos e até livros que apresentem as pessoas à sua empresa e ofertas.
  • Pense em recursos educacionais, pesquisas e seminários on-line que ajudam um líder a avaliar suas escolhas.
  • Pense em histórias de clientes e folhas de especificações que ajudem a empurrar as perspectivas para o limite e decidir comprar.

Agora, imagine todos esses diferentes conteúdos trabalhando juntos para guiar alguém desde a introdução até a venda. Isso tudo está no campo do marketing de conteúdo – criando estrategicamente recursos estelares que transformam alguém que nunca ouviu falar de sua empresa ou produtos para um comprador e evangelista de marca.

Se você conseguir agarrar o marketing de conteúdo como uma habilidade, há uma oportunidade cada vez maior de se aplicar em várias oportunidades de marketing digital.

Títulos de emprego de marketing de conteúdo possíveis

Jornalista de Marca

Às vezes referido como um repórter corporativo, um jornalista de marca produz uma variedade de multimídia que comunica o valor da marca aos clientes de uma empresa.

Pense nisso como uma operação de notícias interna – mas essa notícia é usada como outra maneira de gerar leads e vendas. Por exemplo, os jornalistas de marca geralmente procuram histórias sobre como os clientes estão usando os produtos de uma empresa e contam essa história de maneira atraente para ajudar a converter leads em compradores.

Atributos pessoais:

  1. Estratégico – A capacidade de alinhar conteúdo com a estratégia de conteúdo geral da empresa.
  2. Criativo – Um jornalista de marca deve ser capaz de contar uma variedade de histórias de maneiras novas e envolventes em uma variedade de plataformas.
  3. Organizado – As tarefas geralmente são orientadas por prazos, de modo que a organização é importante para o sucesso.

Editor chefe

Como os jornalistas de marca, os editores de gerenciamento lidam com a narrativa cotidiana de uma empresa. Embora os editores de gerenciamento nem sempre sejam a fonte número 1 do conteúdo, eles lidam com o agendamento, a publicação e a consistência geral dos ativos de marketing de conteúdo de uma empresa.

Atributos pessoais:

  1. Organizado – Projetos, pessoas, prazos. Um editor de gerenciamento precisa equilibrar os três.
  2. Adaptabilidade – Às vezes, os escritores perdem seus prazos ou os artigos são anulados; um ótimo editor de gerenciamento precisa ser capaz de lidar com mudanças de última hora.
  3. Comunicação – Gerenciar editores geralmente lida com outros escritores, então é necessário comunicar claramente os objetivos de conteúdo de uma empresa.

Gerente de Marketing de Conteúdo

Os gerentes de marketing de conteúdo atuam como líderes da equipe de conteúdo de uma empresa e garantem que todos os recursos de conteúdo estejam alinhados com a estratégia geral de marketing. Eles são responsáveis ​​pelo gerenciamento de conteúdo, aprovação de design, desenvolvimento de recursos e desenvolvimento de público.

Atributos pessoais:

  1. Criativo – O marketing de conteúdo é em parte ciência, mas, não se engane, é preciso ter uma mente criativa para preencher esse papel.
  2. Líder – A capacidade de liderar uma equipe é uma obrigação.
  3. Gerenciamento de projetos – As tarefas geralmente têm uma data de início e término, portanto, as habilidades de gerenciamento de projetos são necessárias para o sucesso.

Habilidade: Social Media Marketing

O marketing de mídia social é um dos conjuntos de habilidades mais demandadas para organizações que buscam implementar estratégias de marketing digital. Desde a ascensão à popularidade no início dos anos 2000, a mídia social evoluiu para uma força imparável que as empresas aproveitaram para impulsionar o conhecimento da marca e o tráfego do site, gerar leads e vendas e se conectar diretamente com o público.

Embora as potências da mídia social possam aumentar e diminuir (desculpe, MySpace), seria difícil encontrar uma pessoa razoável que não pense que a mídia social está aqui para ficar. O que significa que as estratégias de marketing de mídia social estão aqui para ficar também.

Isso significa…

  • Conhecer a melhor maneira de posicionar o conteúdo, independentemente da plataforma.
  • Sabendo a peça certa para colocar na frente do público certo.
  • Curadoria de listas curtas e networking com outros líderes do setor, cuja influência pode mover a agulha para sua empresa.
  • Ouvindo seu público e traduzindo necessidades e pontos problemáticos em conteúdo e produtos relevantes.
  • Criar conscientização de oferta que não pareça intrusiva ou excessivamente vantajosa.
  • Conecte-se dinamicamente com seu público e construa uma tribo em torno de sua marca.

O marketing de mídia social tem tudo a ver com ouvir, fazer networking, influenciar e sim – vender. Trata-se de pegar os recursos de conteúdo de uma empresa e garantir que a mensagem seja acessível, envolvente e traduzida em diferentes canais.

Possíveis Títulos de Emprego em Marketing de Mídia Social

Social Media Marketer

Os profissionais de marketing de mídia social são curadores de conteúdo orientados por dados que atuam como a voz da empresa em lugares como Facebook, Twitter, LinkedIn ou em qualquer outro lugar onde a empresa tenha presença on-line. Eles mantêm os canais funcionando sem problemas criando e agendando conteúdo como fotos, vídeos e gráficos.

Eles medem o ROI por gostos / seguidores, alcance, engajamento, leads reunidos e vendas realizadas.

Atributos pessoais:

  1. Imaginativo – Um profissional de marketing de mídia social cria muito do conteúdo para várias plataformas, portanto, uma mente criativa é essencial.
  2. Conversação – A capacidade de escrever em conversação é importante… você não quer que todas as suas mensagens soem como publicidade.
  3. Analítico – os profissionais de marketing de mídia social bem-sucedidos podem analisar dados brutos e calcular o próximo movimento.

Gerente de comunidade

Os gerentes comunitários fazem a ponte entre a empresa e o cliente.

Onde os profissionais de marketing de mídia social trabalham para tornar a marca atraente e digna de engajamento em várias plataformas, os gerentes da comunidade constroem e nutrem os relacionamentos humanos ocultos na comunicação de mídia social. Ouvir e moderar as “tribos” on-line centradas na empresa e nos produtos são responsabilidades comuns.

Os gerentes da comunidade são excelentes em advogar em nome do cliente enquanto defendem a marca.

Atributos pessoais:

  1. Empatia – Ser capaz de comunicar empatia à comunidade da marca não pode ser enfatizado o suficiente.
  2. Gerenciamento de tempo – A mídia social pode ser uma droga para o tempo. A capacidade de priorizar tarefas é obrigatória.
  3. Simpatia – não é apenas para clientes! Os gerentes da comunidade precisam estabelecer conexões significativas com os membros da equipe para advogar efetivamente os clientes.

Habilidade: Vídeo Marketing

Você já ouviu isso antes: “Os fatos dizem, as histórias vendem”.

O marketing de vídeo é um nicho da estratégia de marketing de conteúdo, mas não se engane – nada conta uma história como o vídeo. E as empresas sabem disso. É por isso que o marketing de vídeo é uma habilidade especializada que nunca sai de moda porque nada conta uma história como mostrar uma história.

Novos recursos, como os cartões do YouTube e o vídeo do Facebook, tornam o vídeo mais atraente e acessível do que nunca; Conhecer as estratégias em torno do marketing de vídeo é uma obrigação para os esforços de marketing digital.

Os profissionais de marketing de vídeo sabem como:

  • Aproveite entrevistas, depoimentos, demonstrações e outros estilos de contar histórias para atender às necessidades do público-alvo.
  • Analise estrategicamente as plataformas e aplicativos disponíveis para garantir que o conteúdo esteja no canal certo.
  • Otimize vídeos para mecanismos de pesquisa usando descrições e tags enriquecidas por palavras-chave.
  • Conhecimento de edição de vídeo, produção e animação para contar histórias da maneira mais envolvente.

O marketing de vídeo é uma das estratégias de marketing digital mais poderosas do mercado, e o know-how técnico, analítico e criativo está em demanda. Saber como aproveitar a narrativa visual para fortalecer as conexões emocionais, os níveis de engajamento e como tudo isso se encaixa em um funil de marketing de conteúdo é uma habilidade valiosa com um grande poder de permanência.

Possíveis títulos de trabalho de marketing de vídeo

Especialista em Produção de Vídeo

Posicionados no lado técnico do marketing de vídeo, os especialistas em produção dirigem, organizam e facilitam as iniciativas de vídeo da empresa. Isso inclui planejar o conteúdo, filmar, editar, misturar, compactar… todos os sinos e assobios de preparar fisicamente o conteúdo e divulgá-lo para as massas.

Atributos pessoais:

  1. Imaginativo – Especialistas em produção de vídeo precisam ter uma idéia abstrata e transformá-la em uma história visual envolvente.
  2. Friendly – Uma personalidade desarmante faz maravilhas para acalmar assuntos de vídeo nervosos.
  3. Gerenciamento de Tarefas – Especialistas em produção de vídeo geralmente trabalham com prazos, portanto, gerenciar projetos com eficiência é uma obrigação. 

Gerente de Marketing de Vídeo

Semelhante a especialistas em produção, os gerentes de marketing de vídeo geralmente lidam com o lado técnico da criação de conteúdo, com a responsabilidade adicional de posicionar e comunicar o valor exclusivo do conteúdo a um público-alvo. Eles se preocupam com coisas como frequência de publicação, análise e exatamente onde o conteúdo de vídeo se encaixa no funil de marketing de conteúdo.

Atributos pessoais:

  1. Tático – os profissionais de marketing de vídeo abordam a criação de conteúdo de vídeo estrategicamente; eles entendem onde no funil seu conteúdo vai pousar.
  2. Pesquisa – O marketing de vídeo depende muito da pesquisa completa para garantir que a mensagem certa chegue à frente do público certo.
  3. De ponta – Grandes profissionais de marketing de vídeo estão sempre atentos às ferramentas, técnicas, recursos e plataformas mais recentes.

Habilidade: Compra de Mídia / Aquisição de Tráfego

Ah, trânsito.

É provavelmente o tópico mais comum discutido aqui no DigitalMarketer. É porque é assim que as empresas ganham dinheiro. Coisas muito importantes.

Além disso, boom! Segurança de carreira.

Quanto mais próximo você estiver de como sua empresa ganha dinheiro, mais indispensável será seu conjunto de habilidades. Se você souber como tornar um negócio lucrativo, não será substituído em breve.

Então, o que inclui um conjunto de habilidades na compra de mídia?

Compradores de mídia, em suma, negociam, compram e monitoram propagandas – no espaço de marketing digital, isso significa saber como gerar mais leads e vendas com o melhor preço possível.

Isso significa…

  • Compreender que o tráfego pago é um sistema que cria relacionamentos antes de vender.
  • Familiaridade com técnicas de pesquisa de mercado detalhadas , para que você possa colocar seus anúncios na plataforma certa para seu público.
  • Bem versado com uma variedade de adjetivos que são frequentemente colocados na frente da palavra publicidade , incluindo “pesquisa”, “display”, “nativo”, “móvel”, “vídeo” e “de terceiros”.
  • Saber como e quando usar pixels na publicidade.
  • Obter uma variedade de dados brutos e transformá-los em métricas valiosas, como o valor médio do cliente , o custo por transação e muito mais.
  • Projetando campanhas que funcionam em conjunto com esforços de marketing de conteúdo.

Compra de mídia é o pão e a manteiga de fazer dinheiro online, então as empresas investem muito nessa área de seus negócios. Uma estratégia de publicidade paga bem-sucedida é a chave para transformar as rodas do comércio eletrônico.

Possíveis Títulos de Emprego para Aquisição de Mídia / Aquisição de Tráfego

Planejador de Mídia Digital / Comprador de Mídia / Especialista em Aquisição de Tráfego

Essa posição pode ter muitos nomes, mas a descrição do trabalho é a mesma: desenvolver uma estratégia de publicidade paga e implementá-la com sucesso em vários canais digitais.

Os compradores de mídia planejam campanhas do início ao fim e lidam com coisas divertidas, como orçamentos e clientes. Eles buscam constantemente maneiras novas e melhores de aproveitar ao máximo seus esforços de campanha.

Atributos pessoais:

  1. Vanguarda – Os compradores de mídia digital entendem as nuances da mudança de plataformas e mantêm-se constantemente atualizados sobre os mais recentes canais de publicidade e termos de serviço.
  2. Dados orientados – Orçamento, ROI, CPC, PPC, CPP … um comprador de mídia fica de olho em todos eles.
  3. Estratégico – Há uma estratégia definida por trás da compra de mídia e vale a pena se familiarizar.

Habilidade: Teste e Otimização

Os comerciantes são cientistas sociais. Eles são mestres em tentar alguma coisa, olhando para os resultados, decidindo o que esses resultados significam e, em seguida, fazendo as alterações necessárias.

Onde o marketing digital da velha escola se concentrava em SEO (search engine optimization) , a maioria das empresas agora implementa uma estratégia que é muito mais econômica: CRO (otimização da taxa de conversão). É por isso que a especialização em testes e otimização é uma carreira voltada para cima para o setor.

Como o CRO cresce em popularidade, a necessidade é alta para os profissionais de marketing que entendem o que testar, como testar e a melhor maneira de analisar os resultados. Otimização é a metodologia de tornar websites e landing pages o mais funcional e efetivo possível – o que significa testar. E re-teste…

Você pode ver porque esta é uma habilidade importante que as empresas desejam.

Um conjunto de habilidades em testes e otimização significa…

  • Pesquisando o melhor e mais recente em otimização de sites.
  • Testes multivariados e A / B de recursos em páginas de destino , sites e outros recursos da web.
  • Um profundo entendimento da relação de causa e efeito das conversões de websites.
  • Saber quanto tráfego é suficiente para testar.
  • Compreender que métricas analisar em cada etapa de um funil de marketing.

Os especialistas em teste e otimização garantem que as páginas da web sejam convertidas e que a call to action seja tomada. As empresas adoram quando as conversões acontecem em grande número!

Possíveis Títulos de Trabalho de Teste e Otimização

Especialista em Otimização de Sites / Especialista em Conversão

A concorrência é alta no reino do comércio eletrônico, por isso, garantir que um site seja de primeira linha é uma alta prioridade.

Os especialistas em otimização de sites são responsáveis ​​por garantir que os tempos de carregamento sejam rápidos, implementar a otimização de campanhas e garantir facilidade de uso em todas as garantias baseadas na Web de uma empresa.

Atributos pessoais:

  1.  Curioso – Sempre fique curioso sobre porque as coisas acontecem do jeito que estão!
  2.  Orientado a Detalhes – As soluções criativas exigem um olhar atento para localizar a causa raiz por trás de qualquer número de ocorrências.
  3.  Inovador – Especialistas em otimização / conversão procuram maneiras novas e criativas de testar as taxas de conversão e aumentar a usabilidade do site.

Habilidade: Email Marketing

E-mail marketing não é nada novo, que fala do seu poder de permanência.

Este é outro conjunto de habilidades que o aproxima muito de como um negócio é lucrativo, o que significa que quanto mais habilidoso o profissional de marketing, mais à prova do futuro a carreira.

Este conjunto de habilidades significa…

  • Entendendo a estratégia por trás da automação de e-mail em cada estágio do funil.
  • Sabendo a importância de coisas como manchetes e ganchos.
  • Medindo e analisando taxas de cliques, taxas de abertura, conversões, entregabilidade, engajamento, tendências e anomalias.
  • Coordenação de agendas de e-mail e recursos de campanha, como gráficos e cópia.

Títulos possíveis de trabalho de marketing por e-mail

Copywriter de resposta direta

Você pode escrever um conteúdo envolvente e persuasivo que faz o leitor agir imediatamente?

Os redatores de resposta direta entendem a metodologia para fazer com que um público tome uma ação imediata quando lêem um e-mail de marketing – e criam o título irresistível que obtém o e-mail aberto em primeiro lugar.

Atributos pessoais:

  1. Persuasivo – Os poderes de persuasão devem ser fortes, pois a cópia do e-mail marketing é elaborada para influenciar a ação.
  2. Insightful – copywriters bem sucedidos são extremamente familiarizados com seu público-alvo; eles sabem exatamente o que dizer para fazê-los funcionar (e fazê-los clicar).
  3. Narrador – Redatores se destacam em usar peças factuais para tecer uma história convincente.

Analista / Especialista em Marketing por E-mail

Responsável por campanhas de marketing por e-mail do início ao fim, os analistas (também chamados de especialistas em muitos cargos) fazem grande parte da coordenação diária, incluindo agendas de promoção, planejamento e implementação de campanhas e solução de eventuais obstáculos ao longo do caminho.

Atributos pessoais:

  1. Organizado – Os profissionais de marketing por email precisam ser organizados porque precisam ser bons no gerenciamento de várias campanhas.
  2. Atenção aos detalhes – Um olhar atento ao revisar conteúdo de e-mail é sempre bem-vindo.
  3. Metódico – Os profissionais de marketing por e-mail analisam muitos números e precisam ser capazes de tomar decisões informadas.

Independentemente do conjunto de habilidades que você escolher para nutrir, sempre haverá empresas procurando preencher as lacunas em suas estratégias de marketing digital.

Fonte: DigitalMarketer | Suzi Nelson

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