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Chatbots explicados em 800 palavras ou menos

Você não pode colocar 2 profissionais de marketing em uma sala juntos hoje em dia sem que os chatbots cheguem de alguma forma.

Mas, apesar de alguns resultados aparentemente bons demais para ser verdade e um monte de propaganda por aí, essa recente tática de marketing é aquela que tem pernas.

Em 2016, o Facebook anunciou bots para o Messenger, e agora existem mais de 300.000 bots ativos em sua plataforma, automatizando uma grande variedade de tarefas (não apenas conversando).

À medida que as pessoas se afastam cada vez mais de determinados sites de mídia social, muitas empresas acompanham seus clientes a seus aplicativos de mensagens favoritos.

Lembre-se, isso é marketing de conversação , onde o foco está na construção de um relacionamento com os clientes através de conversas (você adivinhou). E você não pode ter conversas se não houver clientes por perto.

Mas se você ainda não sabe bem o que exatamente é um chatbot (e como você poderia usá-lo em sua empresa ), definitivamente não está sozinho. Então, decidimos dividi-los em menos de 800 palavras (e não se preocupe, nenhum bot foi prejudicado ao fazer este post).

O que é um Chatbot?

Simplificando, chatbots são programas de computador projetados para ter conversas com usuários humanos. É provável que você tenha interagido com um. Respondem a perguntas, guiam-no através de uma compra, fornecem apoio técnico e até podem ensinar-lhe uma nova língua. Você pode encontrá-los em dispositivos, sites, mensagens de texto e aplicativos de mensagens – em outras palavras, eles estão em toda parte.

Os chatbots podem usar inteligência artificial, como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, para executar essas tarefas humanas. Antes de prosseguirmos, vamos explicar brevemente o que esses termos significam:

  • Inteligência artificial é o termo amplo para a programação de máquinas para executar tarefas humanas inteligentes . Existem muitos tipos de IA
  • O aprendizado de máquina é um tipo de inteligência artificial que permite que os computadores interpretem informações e aprendam com elas, em seguida, usam esse contexto para informar uma decisão na próxima vez.
  • O processamento de linguagem natural é também um tipo de IA que processa dados humanos baseados em linguagem e linguagem (isto é, texto e fala)

Mas não se preocupe se você não for um programador de primeira linha ao lado; você não precisa ser um para criar um chatbot. Hoje em dia os profissionais de marketing podem usar uma variedade de ferramentas para construir um chatbot, portanto, um mergulho profundo em ciência da computação e inteligência artificial não é necessário.

Tipos de Chatbots

Embora não exista uma lista oficial de tipos de chatbot em qualquer lugar, há especialistas no campo que os dividiram em categorias, variando de básico a avançado.

Existem geralmente 3 tipos de chatbots de negócios :

  1. Os chatbots de suporte executam 1 função principal, como ajudar a responder perguntas comuns ou orientar um usuário por meio de uma tarefa. Estes são normalmente fáceis de navegar e não requerem necessariamente a funcionalidade de fala.
  2. Habilidades Os chatbots seguem comandos, não exigem muito contexto e geralmente podem ser integrados a outras coisas (como dispositivos e dispositivos inteligentes).
  3. Os chatbots assistentes sabem um pouco sobre muitas coisas. Eles são geralmente conversadores e divertidos (como a nossa garota atrevida Siri).

Tenha em mente que muitos chatbots se enquadram em mais de uma categoria.

Existem outras maneiras de pensar em chatbots também: você também pode dividir tipos de chatbots baseados em capacidades .

  1. Os chatbots baseados em menu / botão são programados como uma árvore de decisão. Clique em uma série de perguntas, em forma de botão, para chegar à sua resposta
  2. Os chatbots baseados em reconhecimento de palavras-chave respondem ao que você digita com base em palavras-chave e inteligência artificial. Pergunte ao chatbot uma pergunta e ele ouve as palavras-chave para diminuir uma resposta
  3. Os chatbots contextuais usam o aprendizado de máquina e a inteligência artificial para lembrar conversas, aprender com esse contexto e melhorar com o tempo.

No entanto, você gostaria de pensar em chatbots, a coisa mais importante a saber é que você não precisa gastar tempo e recursos para construir um chatbot chique. Às vezes, um simples serve.

Como as empresas estão usando o Chatbots (e como você também pode)

Os chatbots têm uma variedade de trabalhos, incluindo geração de leads. Aqui estão algumas tarefas que os chatbots podem fazer.

1. Ajudar os clientes a fazer compras

Este chatbot da Dominos oferece uma maneira alternativa de fazer um pedido de pizza com o seu ajudante Dom. Não é tudo muito diferente de pedir pizza do jeito habitual, mas é muito mais interessante. E o Dom é interativo e útil à medida que você passa pelo processo de pedidos.

2. Obter um novo produto ou serviço

Com o bot da Sephora no Messenger, você pode experimentar novos produtos, fazer uma reforma, fornecer feedback da loja ou ser direcionado a um representante do suporte ao cliente para ajuda humana.

Esta é uma ótima maneira de explorar o inventário da Sephora sem entrar em uma loja. Eles até incorporaram realidade aumentada (por exemplo, filtros do Snapchat) para permitir que você “experimente” seus produtos antes de comprar esses itens.

3. Conteúdo Showcase

Este é outro exemplo em que o que está sendo realizado não é muito diferente (parece que você pode obter ingressos de cinema de cem maneiras diferentes), mas é a experiência que conta.

Qualquer pessoa que se envolva com o Fandango Bot através do Messenger obtém essa experiência interativa legal para assistir trailers, ver quais filmes são mais populares e, claro, comprar ingressos de cinema.

4. Envie música para amigos

Pesquise no catálogo do Spotify no Messenger para enviar uma música ou playlist para um amigo. Isso é ótimo para pessoas que já estão no Messenger e preferem ficar nele. Além disso, ele salva várias etapas em vez de navegar para o aplicativo Spotify (ou por meio do navegador) e compartilhar conteúdo dessa maneira.

5. Planejar Viagens

O bot do caiaque ajuda a reservar voos, carros, hotéis e encontrar coisas para fazer. A pesquisa “Onde posso ir por US $ 500?” Pergunta sua localização e oferece vários destinos para você escolher.

Saia lá e Chatbot

Os chatbots ainda são o novo garoto no bloco de marketing, mas as empresas têm adotado rapidamente essa nova tecnologia e obtêm as recompensas. Olhe para suas marcas favoritas (e seus concorrentes) para ver se (e como) eles estão usando chatbots para seus negócios. Talvez haja uma oportunidade para você fazer o mesmo.

Marketing de conversação não tem que ser intimidante. Com um pouco de criatividade e as ferramentas certas, você pode fornecer uma outra maneira de se conectar com seus clientes, dessa vez em sua plataforma de mensagens preferida.

(OBSERVAÇÃO:  Precisa de ajuda com o marketing digital da sua empresa? Entre em Contato!

Fonte: DigitalMarketer

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