fbpx

IA E O Futuro Do Design: Ainda Há Futuro No Design Gráfico?

A inteligência artificial está dominando a indústria do design?

A Inteligência Artificial está mudando rapidamente o cenário da indústria do design como a conhecemos. Muitos criativos acreditam que é apenas o começo do fim para os designers, e que a mentalidade de resistência a essa tecnologia o deixará comendo poeira se você demorar a se adaptar.

Por mais de uma década, os sites de ações oferecem aos criativos um atalho para o processo criativo, eliminando horas e horas de criação de elementos básicos de design, como fotos, vídeos e ilustrações do zero.

No entanto, você nunca ouviu ninguém falando sobre como os sites de ações estão arruinando a indústria do design, então por que isso? 

A verdade que muitos de nós detestamos admitir é que o tempo é a coisa mais valiosa que possuímos como seres humanos; é um recurso finito e limitado do qual não podemos criar mais.

Aqui está um ótimo exemplo: imagine se você tivesse que criar cada fonte, foto ou ilustração do zero – você cobraria mais do seu cliente e a qualidade do seu design melhoraria?

A resposta é claramente não, com base no fato de que milhões de dólares estão sendo gerados por criativos apenas no nicho de gráficos de ações. Então, por que a IA deveria ser diferente?

Não estou aqui para debater a moral e a ética da IA ​​- quero falar sobre fatos e como podemos usar a IA como uma ferramenta para simplificar o processo de design, economizar tempo e oferecer aos nossos clientes o melhor resultado final possível .

As pessoas que adotarem essa tecnologia primeiro e a usarem adequadamente se tornarão “pioneiros” na indústria do design, usando uma tecnologia que continuará a crescer e evoluir de maneiras boas e ruins, gostemos ou não.

Aqueles de vocês que permanecem enraizados em suas crenças limitantes de que a IA é ruim para a indústria do design permanecerão exatamente onde estão agora ou, pior ainda, retrocederão.

Como diz a famosa citação de William S. Burroughs: “Quando você para de crescer, começa a morrer”. Não estou dizendo que não vai ser desconfortável, mas a mudança nunca é e você se adapta e evolui ou resiste e regride.

Quebrando a barreira do tempo

Quando comecei minha carreira como designer gráfico novato em 1988, não tínhamos gráficos de estoque como temos agora, era tudo manual com letraset e tinta nankin.

Na verdade, muitos anos depois a única coisa que tínhamos era clip art e era terrível! Eu estava desenhando no MS paint. Tudo o que desenhei foi do zero e minha ideia de banco de imagens era o Google Images, que na época eu não fazia ideia de que era antiético.

Foi só quando aprendi sobre o CorelDraw e Photoshop, que parei de usar tinta para criar panfletos e logotipos. Passei milhares de horas da minha vida baixando inúmeras imagens do Google e fazendo photoshop em todos os tipos de designs e gráficos, principalmente para impressão, como cartões de visita, folhetos e brochuras.

Fiz por necessidade porque a imagem que tinha imaginado não existia só para baixar então tive que criá-la.

Aprendi a pintar essencialmente com imagens no photoshop, o que me ajudou muito na hora de aprender a desenhar para a web. Mais de 25 anos depois e depois de 10 deles agora usando gráficos de estoque, posso dizer em primeira mão que não teria o sucesso que tenho hoje sem ele.

A IA será uma oportunidade exponencialmente maior, marque minhas palavras, e será uma realidade diária da vida.

As ideias que vêm à sua mente ganharão vida instantaneamente e seu talento criativo criará coisas ainda melhores do que você imaginou em segundos. Uma das peças mais valiosas que vejo é a velocidade de implementação das informações.

Simplificar o processo de design significa pegar os designs existentes e torná-los melhores e mais rápidos.

De uma ideia a uma aplicação no mundo real em segundos

velocidade das ideias sendo trazidas à vida será diferente de tudo que já vimos, quase como pensar em algo.

Tenha cuidado, porém, como as imagens do Stock, as ferramentas de design de IA serão apenas isso, uma ferramenta e, se for usada e abusada, ela se misturará ao ruído, e prometo a você que haverá mais ruído do que nunca.

Se você estiver usando apenas gráficos Stock em seus designs e nunca usando seu talento ou coração criativo, parecerá e se sentirá pouco original e será esquecido.

Agora, digamos que eu use uma ferramenta de design de IA. Posso fazer apenas um design exclusivo e obter 12 imagens exclusivas igualmente boas em menos de 10 segundos. Quanto isso faz agora por hora? Você poderia baixar seus preços, reduzir o tempo de resposta ou melhorar a lucratividade?

A boa notícia é que você pode fazer as duas coisas se usar a tecnologia de IA como uma ferramenta – agora ela se torna uma vitória para todos.

No final das contas, o mais valioso para o cliente é que o problema de design que ele tem está sendo resolvido no mais alto nível e qualidade possível, independentemente de ter sido projetado com IA ou sem ela.

Uma pergunta bem feita é um problema meio resolvido

A maneira como você comunica sua visão às ferramentas de design de IA é a habilidade que você precisará aprimorar. Quanto melhor a pergunta que você fizer, melhor será a resposta (design) que essas ferramentas retornarão. Se você pedir uma banana, esta ferramenta criará apenas uma imagem básica de uma banana sozinha.

Se você pedir para fazer uma grande banana verde em uma praia tropical ensolarada que está na mão de um macaco que está entregando para sua namorada macaca que parece uma pintura a óleo da década de 1920, é exatamente isso que ele lhe dará.

A maior limitação do design está em como você o comunica à ferramenta que está usando. Este será o talento criativo necessário para fazer algo verdadeiramente único e memorável.

A outra parte tão única é que ele aprende conforme você avança, obtendo informações de suas perguntas anteriores e resolvendo o problema cada vez melhor.

Ao recuperar seu primeiro design, você notará coisas que gostaria de ter adicionado ou que estão totalmente ausentes e poderá fazer iterações nesse design simplesmente reformulando ou comunicando melhor o que deseja.

É essa clareza contínua de visão que impulsionará o mecanismo de crescimento da IA. À medida que produz mais, aprende mais, e isso nos coloca no comando de como essa tecnologia pode ser usada para melhorar o processo criativo. Você terá que identificar o problema, diagnosticá-lo e, em seguida, ser capaz de comunicar efetivamente a solução que procura à IA para que ela resolva o problema.

IA substituirá alguns designers

Sim, as pessoas perderão seus empregos para a IA . As empresas cortarão suas despesas e implementarão ferramentas econômicas para economizar dinheiro.

Na minha opinião, isso vai iluminar os designers que se esconderam nas sombras e que estavam nisso pelos motivos errados. Essencialmente sacudindo as mãos soltas e expondo as pessoas que estão fazendo isso apenas pelo dinheiro, em vez do impacto criativo.

Acredito que recompensará os designers verdadeiramente apaixonados que amam criar o melhor design possível para seus clientes, independentemente das ferramentas que estão sendo usadas para fazê-lo. Seu investimento inicial no processo criativo ficará melhor e os designs se destacarão de todos os outros.

Já ouviu falar de um “acidente feliz”? Isso é o que eu chamo de talento criativo. Alguns dos meus designs favoritos ganharam vida quando acidentalmente apertei a tecla errada no meu teclado e alterei meu design de uma forma que realmente o fez parecer melhor sem querer. A IA não pode replicar a criatividade humana e a natureza defeituosa, ela funciona de acordo com regras!

Comunicação é tudo quando se trata de IA.

Para nos conectarmos com as pessoas, temos que possuir empatia. Para ser um grande comunicador, você precisa entender a psicologia, as emoções e a cultura humana.

Uma IA não pode ter coração para conversar, ser vulnerável ou entender como é crescer em um lar desfeito, passando por traumas e mágoas que influenciam a maneira como você pensa sobre a vida ou como tomamos decisões.

As únicas pessoas que serão substituídas são aquelas que fincam os pés e enterram a cabeça na areia, pois isso se torna mais um modo de vida e negócios. Eles deixarão passar oportunidades, e as oportunidades nem aparecerão por causa de sua mente fechada.

Tudo por quê, nosso ego ou alguma virtude de “bem maior” que nos permitimos acreditar é mais importante do que ter sucesso?

IA ajudará bons designers a se tornarem grandes designers

As pessoas que mais se beneficiarão dessa força imparável que é a IA são aquelas que vão com tudo, aprendem as plataformas e as implementam da maneira mais autêntica para seus desejos e necessidades.

Os designers passarão mais tempo aprimorando seus designs principais para que possam produzir vários designs exclusivos que sejam tão bons quanto o original ou melhores e com os quais será difícil competir!

O talento criativo, o pensamento pronto para uso, a resolução de problemas e as habilidades de comunicação se tornarão mais valiosos do que nunca. Acredito que isso nos levará a ser mais inovadores e a quebrar as regras do que pensamos ser um bom design em todas as disciplinas.

Meu conselho para você: concentre-se em acumular habilidades que irão melhorar sua criatividade, ajudar a construir relacionamentos mais fortes, tornar-se um melhor solucionador de problemas e tornar-se o seu melhor e mais autêntico você possível.

Principais conclusões do futuro do design

Até este ponto, a indústria do design passou por inúmeras mudanças, sites como o fiverr tornaram a indústria do design e muitas indústrias mais competitivas, a IA será mais uma inovação que desafia e muda o cenário do design gráfico de várias maneiras.

Os designers precisarão se tornar mais criativos e aprender melhores habilidades de resolução de problemas, fazendo perguntas cada vez melhores.

Se você usar demais, ficar preguiçoso e não usar a IA corretamente, você se misturará ao barulho de todos os outros tentando ganhar dinheiro rápido. Esta é sua chance de fazer o seu melhor trabalho e, em seguida, usar a IA para aprimorar sua arte além do que você pensou ser possível.

Por fim, é inevitável que a IA se torne popular no design e as pessoas que resistem a ela se arrependam. Ai só será usado com mais frequência com o passar do tempo e fará parte de nossa vida diária como designers no futuro.

DMarketer | Adrian Boysel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *