Manter seus pacientes dentais felizes é importante porque é uma forma de deixá-los saber que você se preocupa com eles e os prioriza. Assim que sentirem o quanto são especiais para você, rapidamente se voltarão para pacientes leais. Pacientes felizes e leais são clientes satisfeitos que irão encorajar seus familiares e amigos a experimentarem seus serviços. Além disso, pacientes felizes e leais sempre trazem críticas positivas.
Encontrar maneiras de manter seus pacientes felizes e leais pode parecer um desafio, mas realmente não é. Só é preciso um pouco de esforço extra de você e de sua equipe. Você também terá que reservar algum tempo para fazer isso, mesmo fora do horário de atendimento. No entanto, é um sacrifício que vale a pena, pois você garante aos seus pacientes a satisfação que eles procuram. Quer estejam visitando sua clínica para um check-up regular ou para um procedimento de odontologia estética , você deve garantir que dará a eles a melhor experiência.
Se você não sabe por onde ou como começar, aqui estão algumas dicas simples para ajudá-lo.
1. Faça um esforço para se conectar com eles.
Deixe seus pacientes saberem que eles não são apenas um rosto e um nome para você. Encontre tempo para falar com eles. Antes de iniciar o procedimento odontológico, pergunte como estão se sentindo ou se têm dúvidas. Ouça atentamente o que eles dizem e interaja com eles. Depois de estabelecer uma conexão com seus pacientes, eles se sentirão mais confortáveis e confiantes. Eles também se sentirão importantes.
2. Chame seus pacientes pelo nome.
Chamar seus pacientes pelo primeiro nome fará com que eles se sintam valorizados, como se fossem parte de sua família dentária – como se você os conhecesse pessoalmente. Essa é outra maneira eficaz de estabelecer uma conexão com seus pacientes.
3. Não se esqueça de agradecer.
Só porque você é o dentista, não significa que você deve se esquecer de ser grato. Agradeça aos seus pacientes cada vez que eles o elogiarem ou quando lhe derem referências, quando forem leais a você e ao seu consultório, e mesmo quando você chegar atrasado à clínica. Atos simples como esse mostram o quanto você os aprecia. Qualquer coisa que os faça se sentir bem os faz felizes. Quando estão felizes, são leais a você.
4. Torne a sua área de espera agradável aos sentidos.
Ofereça aos seus pacientes uma área de espera onde eles se sintam confortáveis e bem-vindos. Além de um sofá e algumas cadeiras, adicione detalhes simples, mas estéticos, como decoração, revistas e outros materiais de leitura, uma TV e talvez até brinquedos para crianças. Ofereça água, chá ou café gratuitos também. Você também pode adicionar conectividade Wi-Fi aos recursos da sala, para que os pacientes possam navegar nas redes sociais enquanto aguardam sua vez.
O conforto e a conveniência de seus pacientes devem ser sua prioridade.
5. Coloque seus serviços de agendamento e pagamento online.
Muitos de seus pacientes apreciarão se você criar um sistema de agendamento ou consulta online para sua prática. Isso permitirá que eles marquem seus compromissos quando estiverem no conforto de sua casa ou quando estiverem viajando. É conveniente e eficiente em termos de tempo. Eles não precisam correr para sua clínica ou ligar apenas para finalizar sua programação.
Além disso, uma opção de pagamento digital é uma ideia prática. Existem várias opções de pagamentos eletrônicos e aplicativos para smartphones que são comprovadamente seguras e eficientes. Isso proporcionará um mundo de conveniência aos pacientes que não gostam de carregar muito dinheiro e preferem pagar por meio de portais online.
6. Estabeleça uma confirmação regular de compromissos, lembretes e sistema de acompanhamento.
Muitas clínicas dentárias agora enviam mensagens de texto agendadas para os pacientes para lembrá-los de suas consultas odontológicas. Você também deve fazer isso, além de confirmar a consulta e enviar uma mensagem de acompanhamento após um procedimento ou tratamento. Não precisa ser apenas via SMS; você também pode enviar e-mails se for mais fácil para você. Você pode até automatizar as mensagens de e-mail, para que sejam enviadas dentro do prazo. Você e seu assistente não precisam correr para o computador ou laptop para garantir que os e-mails sejam enviados a tempo.
7. Crie uma conta de mídia social.
Ser ativo nas redes sociais é vital. Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas de mídia social são locais ideais para se conectar com seus pacientes e promover sua marca. Se você postar em sua página todos os dias, poderá alcançar milhares de públicos em questão de minutos. Tudo que você precisa fazer é compartilhar um conteúdo interessante e relevante que ajudará a tornar as pessoas mais informadas sobre a sua clínica.
Você também pode criar concursos de mídia social de vez em quando, como o melhor concurso de fotografia de aventura odontológica ou a melhor experiência em clínica odontológica.
Estar nas redes sociais é uma boa maneira de manter seus pacientes atualizados e envolvidos em sua prática. É também uma plataforma para coletar feedback dos pacientes.
8. Realize atividades especiais para os pacientes.
Crie atividades centradas no paciente, como um dia (ou semana) de valorização do paciente. Você não precisa fechar a clínica para fazer isso; pode ser uma atividade contínua. Basta organizar e decorar sua clínica de acordo com o tema escolhido (por exemplo, pendurar um cartaz que diz “Obrigado, pacientes!”). Em seguida, adicione algumas atividades simples, como chocolates e flores grátis, exibição de filme ou ingressos grátis para um filme ou show. Qualquer atividade que faça seus pacientes se sentirem especiais (e parte de sua família odontológica) é uma boa ideia.
9. Ofereça um programa de fidelidade.
Recompense seus pacientes oferecendo um programa de fidelidade que lhes permite desfrutar de vantagens como descontos especiais em serviços odontológicos. Crie um sistema para monitorar o progresso e a lealdade do paciente e, em seguida, use-o como base para determinar as qualificações do programa.
10. Ofereça um consultório odontológico limpo, eficiente e organizado.
Mesmo que você tenha excelentes credenciais odontológicas, os pacientes não irão à sua clínica se você não praticar bem sua profissão. Dê aos seus pacientes o que eles esperam de um dentista: serviço limpo, organizado, amigável ao paciente, consistente e eficiente.
A melhor maneira de manter seus pacientes odontológicos felizes e leais é entender quem eles são, o que precisam e o que desejam.
The Dental Geek